- Linha Doméstica
- Higiene Corporal
- Linha Industrial
- Papel
- Embalagens
- Utensilios
- Drogaria
- Equipamento
Resultado da investigação e inovação dos laboratórios Sutter Professional, OXIPUR é a gama completa de produtos para o mundo da lavandaria.
Projetada para sistemas de dosagem automática e manual, com novas fragrâncias e fórmulas de elevado desempenho tal como o amaciador SOFT POWER CAPS que, graças a micro tampas especiais patenteadas, liberta uma fragrância agradável e duradoura, ao manusear o tecido, mesmo depois de passar a ferro. Os produtos Oxipur são extremamente eficazes contra a sujidade mas delicados com os tecidos. Graças à utilização de matérias-primas inovadoras, não alteram as cores ao eliminar todo o tipo de manchas.
A linha adapta-se perfeitamente a todas as necessidades profissionais graças à sua combinação sinérgica de produtos com ação também desinfetante. Em 2019 a Sutter Professional obteve a certificação Ecolabel para alguns produtos da gama, tornando a Oxipur cada vez mais uma referência no mundo da lavandaria profissional.
A lavagem automática dos tecidos é o processo através da qual a sujidade é eliminada do tecido, graças a um processo de lavagem em água com o auxílio de uma máquina de lavar roupa. Numa máquina de lavar roupa interagem 4 fatores:
• AÇÃO TÉRMICA a temperatura da água. | • AÇÃO QUÍMICA a ação dos detergentes, dos branqueadores, dos aditivos, etc... |
• AÇÃO TEMPORAL o tempo do processo de lavagem. | • AÇÃO MECÂNICA o sacudimento da roupa graças ao movimento alternado do tambor. |
PROCESSO DE LAVAGEM
Um processo de lavagem é composto por 7 fases (algumas opcionais) consoante o tipo de sujidade e o tipo de tecido.
1. MOLHO
A fase de molho é uma fase opcional, recomendada quando é necessário eliminar grandes quantidades de sujidade que são facilmente removíveis com água (sujidade ligeira, como pó, smog e sujidade orgânica, como sangue, fezes, urina, vómito, etc.).
2. PRÉ-LAVAGEM
A fase de pré-lavagem é opcional: usa-se quando o tecido está particularmente sujo e tem como objetivo prepará-lo para a fase de lavagem. Pode ser usado para efetuar um branqueamento a baixa temperatura com cloro em tecidos brancos ou resistentes ao cloro.
3. LAVAGEM
A fase de lavagem está sempre presente, tem o objetivo de eliminar completamente a sujidade. Normalmente é utilizada também para o branqueamento com produtos que desenvolvem oxigénio a médio e alta temperatura em todos os tipos de tecido e todas as cores.
4. BRANQUEAMENTO
A fase de branqueamento é opcional: tem uma ação de acabamento sobre as manchas de cor quando o tecido está muito manchado (tomate, fruta, etc.). Utiliza-se sobretudo no caso de lavagem dos atoalhados de restauração. Utiliza-se o cloro a média temperatura em tecidos brancos ou resistentes ao cloro.
5. ENXAGUAMENTO(S)
A fase de enxaguamento está sempre presente: o objetivo é eliminar vestígios de detergente, aditivos, etc. São feitos normalmente 3 enxagues, em casos particulares 2 ou 4.
6. NEUTRALIZAÇÃO E/OU ACABAMENTO
A fase de neutralização e/ou acabamento está sempre presente. Efetuada no último enxaguamento, tem o objetivo de neutralizar os vestígios de alcalis, aditivos, etc. e restituir o pH do tecido à origem.
O acabamento obtém-se com um amaciador que distende as fibras de forma a torná-las mais suaves ao toque e, ao mesmo tempo, lhes confere um perfume agradável.
7. CENTRIFUGAÇÃO
A fase de centrifugação está sempre presente: tem o objetivo de extrair a água do tecido. No final, o tecido terá uma quantidade de humidade residual correta para ser colocado a secar/engomado utilizando menos tempo/recursos possíveis.